Pular para o conteúdo principal

O que é o Boletim Focus?



Esse é um relatório publicado pelo Banco Central, que recolhe diariamente projeções de cerca de 140 
instituições sobre Taxa Selic, Taxa de câmbio, Inflação e Taxa de crescimento do PIB.

Divulgado semanalmente pelo Banco Central, o Boletim Focus é um relatório que resume as projeções do mercado para a economia. Ele é formulado a partir de pesquisas macroeconômicas realizadas por instituições como bancos, consultorias, corretoras, universidade e distribuidoras.

Também chamado de Relatório Focus, ele é publicado toda segunda-feira no site oficial do Banco Central do Brasil e reúne uma série de indicadores, como projeções da inflação, PIB e câmbio.
O relatório é produzido pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN).

Como é feito o Boletim Focus?

Para a criar o Boletim Focus, diversas instituições realizam análises diárias do mercado.

Entre os principais indicadores considerados, estão:

IPCA – Índice oficial da inflação no país, que indica a variação dos preços de alimentos e produtos no comércio para o consumidor final

IGPM – Registra a inflação – ou deflação – de preços de diversos produtos e serviços, desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais._ 

Taxa de câmbio – Preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional – no caso do Brasil, o real.

Taxa de crescimento do PIB –  O Produto Interno Bruto é considerado o termômetro da economia: quanto maior o PIB de um país, maior sua atividade econômica.

Taxa Selic – A taxa básica de juros da economia brasileira, que influencia as demais taxas de juros.

A pesquisa é inserida no Sistema Expectativas de Mercado, disponibilizado pelo Banco Central, que serve para garantir mais agilidade e segurança no processo de coleta dos dados e  também minimizar a ocorrência de erros de informação.

Vale ressaltar que o Sistema Expectativas de Mercado não é a mesma coisa que o Boletim Focus. O primeiro contém as informações vindas das instituições. O relatório é o compilado a partir desses dados.

As organizações devem informar, ainda, a área de pesquisa em que atuam e o profissional responsável pelo projeto.

Qual é a importância do Boletim Focus?

O Boletim Focus ajuda a desenhar o cenário econômico – o que é divulgado nele serve para orientar decisões de investimentos, gastos e economias das pessoas, empresas e até do governo, que pode fazer ajustes em políticas que ajudem a atingir as metas de crescimento e desenvolvimento nacional.



Fonte: Infomoney

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é CDB?

Quem compra CDBs empresta dinheiro para o banco financiar sua atividade de crédito. O banco em contrapartida paga ao investidor uma taxa de juros até o vencimento do produto. Como Funciona? Se você já investiu no Tesouro Direto, sabe que quem compra títulos públicos na prática “empresta” dinheiro para o governo fazer a máquina pública girar. Da mesma forma, quem investe em debêntures empresta recursos para uma empresa realizar grandes projetos. A lógica é exatamente a mesma nos certificados de depósito bancário: quem compra CDBs empresta dinheiro para os bancos financiarem suas atividades de crédito. Os bancos captam dinheiro com os CDBs oferecendo em troca uma remuneração – os juros – aos investidores, por um determinado período. Os recursos são usados por essas instituições para conceder empréstimos a outras pessoas. Só ficam de fora os valores que os bancos são obrigados a recolher como depósito compulsório junto ao Banco Central – cerca de um terço do que captam. Esse volume de rec...

O que são as Debêntures?

  Debêntures são títulos de crédito privado emitidos por empresas para captar recursos.  Como funciona os investimentos em debêntures: Quem compra uma Debêntures basicamente empresta seu dinheiro para alguma empresas realizar seus projetos. Os investidores adquirem um direito de crédito sobre a companhia e recebem remuneração do emissor a uma determinada taxa e prazo estabelecido. Qual é o Risco de Investir em Debêntures? Risco de Crédito; Basicamente, é a possibilidade da empresa que emitiu a debênture não honrar com os pagamentos ou até mesmo entrar com pedido de falência. Risco de Liquidez: Pois o Investidor pode precisar do valor antes do vencimento do título e não encontrar um comprador para esse investimento Risco de Mercado: Nesse caso, o investidor pode precisar do valor antes do vencimento e até encontrar alguém para recomprar seu titulo, mas ele pode receber uma oferta menor do que ele realmente vale. Importante lembrar que as debentures não possuem a garantia do ...