Pular para o conteúdo principal

O que é o Tesouro Direto?


É um programa criado pelo Tesouro Nacional que permite que o investidor compre Títulos Públicos diretamente pela plataforma desenvolvida pelo Governo Federal

Como funciona os investimentos no Tesouro Direto:

Na prática, você está emprestando dinheiro para o governo federal em troca de uma rentabilidade com prazo e taxa definida. Esse tipo de investimentos é ideal para quem quer começar a investir. Sendo que o limite mínimo de compra é de aproximadamente R$ 30,00 e o máximo de R$ 1.000.000,00 por mês.

Qual é o Risco de Investir no Tesouro Direto?

Risco de Mercado: Nesse caso, você só será vítima dele se vender o seu título antes da data de vencimento.

Risco de Crédito: O Investidor depende do Governo Federal honrar seus compromissos financeiros para receber o recurso investido

Como Investir no Tesouro Direto?

Caso você já seja cliente de alguma instituição financeira, basta solicitar diretamente a ela que habilite seu cadastro no Tesouro Direto. Caso ainda não seja, você deve se cadastrar na instituição escolhida e depois entrar em contato com ela para solicitar o cadastro no Tesouro Direto. 

Você receberá uma senha para acessar o site www.tesourodireto.com.br/ onde terá acesso a todos os produtos disponíveis pelo governo federal.

Quais são os tipos de Investimentos disponíveis?

- Tesouro Selic: Esse título é uma opção pós-fixada cuja rentabilidade acompanha as movimentações da taxa Selic. O Tesouro Selic vem se tornando cada vez mais popular, especialmente como um substituto da poupança. Um dos motivos para isso é que ele rende diariamente.

- Tesouro Prefixado: O Tesouro prefixado oferece uma taxa de rendimento fixa que o investidor já sabe no momento da contratação quanto irá receber se carregar o título até a data de vencimento.

- Tesouro IPCA: O Tesouro IPCA pagará ao investidor uma taxa fixa + variação do IPCA no período até o vencimento do título.

Liquidez do Investimento

O Tesouro Selic possui liquidez D+1. Isso significa que você pode convertê-lo em dinheiro rapidamente. Ao solicitar o resgate do título, o próprio governo é o comprador.

Pra que o governo recompre esses títulos, ele faz a marcação a mercado, trazendo o valor do titulo a valor presente.

Custos para Investir

Todo investidor que aplica no Tesouro Direto precisa pagar uma taxa de custódia de 0,25% ao ano. Embora a taxa seja expressa ao ano, sua cobrança recai em duas parcelas, uma no 1º dia útil de janeiro e outra no 1º dia útil de julho.

Tributação

A alíquota de IR que incide sobre o investimento em títulos públicos é regressiva sendo 22,5% sobre o lucro obtido em aplicações de até 180 dias, de 20% em aplicações de 181 a 360 dias, de 17,5% em aplicações de 361 a 720 dias e de 15% em aplicações acima de 720 dias.

Esse produto é destinado a Investidores com perfil CONSERVADOR.



Fonte: Infomoney

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Boletim Focus?

Esse é um relatório publicado pelo Banco Central, que recolhe diariamente projeções de cerca de 140  instituições sobre Taxa Selic, Taxa de câmbio, Inflação e Taxa de crescimento do PIB. Divulgado semanalmente pelo Banco Central, o Boletim Focus é um relatório que resume as projeções do mercado para a economia. Ele é formulado a partir de pesquisas macroeconômicas realizadas por instituições como bancos, consultorias, corretoras, universidade e distribuidoras. Também chamado de Relatório Focus, ele é publicado toda segunda-feira no site oficial do Banco Central do Brasil e reúne uma série de indicadores, como projeções da inflação, PIB e câmbio. O relatório é produzido pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN). Como é feito o Boletim Focus? Para a criar o Boletim Focus, diversas instituições realizam análises diárias do mercado. Entre os principais indicadores considerados, estão: IPCA – Índice oficial da inflação no país, que indica a variaç...

O que é CDB?

Quem compra CDBs empresta dinheiro para o banco financiar sua atividade de crédito. O banco em contrapartida paga ao investidor uma taxa de juros até o vencimento do produto. Como Funciona? Se você já investiu no Tesouro Direto, sabe que quem compra títulos públicos na prática “empresta” dinheiro para o governo fazer a máquina pública girar. Da mesma forma, quem investe em debêntures empresta recursos para uma empresa realizar grandes projetos. A lógica é exatamente a mesma nos certificados de depósito bancário: quem compra CDBs empresta dinheiro para os bancos financiarem suas atividades de crédito. Os bancos captam dinheiro com os CDBs oferecendo em troca uma remuneração – os juros – aos investidores, por um determinado período. Os recursos são usados por essas instituições para conceder empréstimos a outras pessoas. Só ficam de fora os valores que os bancos são obrigados a recolher como depósito compulsório junto ao Banco Central – cerca de um terço do que captam. Esse volume de rec...

O que são as Debêntures?

  Debêntures são títulos de crédito privado emitidos por empresas para captar recursos.  Como funciona os investimentos em debêntures: Quem compra uma Debêntures basicamente empresta seu dinheiro para alguma empresas realizar seus projetos. Os investidores adquirem um direito de crédito sobre a companhia e recebem remuneração do emissor a uma determinada taxa e prazo estabelecido. Qual é o Risco de Investir em Debêntures? Risco de Crédito; Basicamente, é a possibilidade da empresa que emitiu a debênture não honrar com os pagamentos ou até mesmo entrar com pedido de falência. Risco de Liquidez: Pois o Investidor pode precisar do valor antes do vencimento do título e não encontrar um comprador para esse investimento Risco de Mercado: Nesse caso, o investidor pode precisar do valor antes do vencimento e até encontrar alguém para recomprar seu titulo, mas ele pode receber uma oferta menor do que ele realmente vale. Importante lembrar que as debentures não possuem a garantia do ...